Descubra as tendências do mercado imobiliário em 2024.
Camila Bezerra

Se está pensando em comprar, vender ou investir em imóveis, este artigo é para você. Aqui você terá acesso às perspectivas para o mercado imobiliário em 2024. Depois de um longo período de estagnação, principalmente pela pandemia, agora a economia brasileira dá os primeiros sinais de que está se recuperando.

 

Na contramão do resto do mundo, que terá a economia retraída em 3%, o Brasil promete ter uma expansão de 3,3%. O clima é de otimismo, inclusive no mercado financeiro.

 

Neste contexto promissor, abordaremos diversas dimensões do mercado imobiliário que merecem atenção especial em 2024. Desde o crescimento do financiamento e crédito imobiliário até a diversificação nos tipos de imóveis, a expansão do setor empresarial e a crescente influência da tecnologia e inovação, este artigo oferecerá uma visão abrangente das tendências que moldam o cenário imobiliário nos próximos anos.

Prepare-se para explorar oportunidades e desafios, à medida que o mercado imobiliário se posiciona como um protagonista na retomada econômica brasileira.

 

  • Crescimento do financiamento e crédito imobiliário
  • Diversificação nos tipos de imóveis
  • Expansão do setor empresarial no mercado imobiliário
  • Tecnologia e inovação no mercado imobiliário

Crescimento do financiamento e crédito imobiliário

O ano anterior, 2023, foi um dos melhores do setor imobiliário pelo crescimento nas vendas, maior oferta e melhora nos processos de contratação das linhas de crédito e financiamento, além da negociação de imóveis novos e usados e aumento dos lançamentos em todo o país.

 

Este olhar para o passado recente é animador e traz otimismo nas tendências para o mercado imobiliário 2024, com as recentes quedas da Selic (a taxa básica de juros) e as projeções de reduções, o controle da inflação e além da melhoria no acesso ao crédito.

 

As negociações imobiliárias, tanto compra quanto venda, continuarão uma tendência em 2024, por ser um investimento tradicional, de grande liquidez, confiável e seguro.

Diversificação nos tipos de imóveis

Entre as tendências para o mercado imobiliário para 2024 estão diferentes tipos e estilos de imóveis mais procurados.

 

Imóveis no interior e nas regiões metropolitanas tendem a ser alternativas para as pessoas que buscam mais tranquilidade, custo de vida menor, movimentando assim, o mercado imobiliário em cidades pequenas.

uma das tendências do mercado imobiliário de 2024, ambientes integrados

Por sua vez, investidores devem aproveitar a estabilidade econômica e o maior poder de compra da população, investindo em novas instalações e unidades. Isso levará à mudança para espaços mais amplos, como galpões, lajes corporativas e até casas de alto padrão, para atender às necessidades da empresa e de seus colaboradores.

 

A aquisição e aluguel de propriedades comerciais devem priorizar empreendimentos contemporâneos e espaçosos, incorporando os princípios fundamentais do ESG (Ambiental, Social e Governança). Além disso, a atenção à sustentabilidade e eficiência energética, cada vez mais relevantes na sociedade, deve ser considerada ao escolher tais propriedades.

 

Em residências e negócios, há muitas oportunidades para negociações.

Tecnologia e inovação no mercado imobiliário

Seguindo as tendências dos anos anteriores, 2024 promete trazer novas tecnologias e atender às necessidades reais, considerando o tipo de imóvel.  

 

Outro ponto que valoriza essa tendência é o crescimento do interesse pelo imóvel usado, facilitado pela orientação de corretores para negociações vantajosas.

 

A tecnologia e a inovação estão desempenhando papel essencial, com realidade virtual, inteligência artificial e experiências sensoriais avançadas oferecendo eficiência e conveniência na busca e compra de imóveis.

 

Em 2024, a tokenização e a multipropriedade mostram potencial para transformar o mercado imobiliário, permitindo investimentos conjuntos em residências ou espaços comerciais. A expectativa é de um ano promissor para transações digitais de imóveis.

 

Condomínios multifuncionais, combinando áreas residenciais e comerciais com espaços de lazer e entretenimento, são outra tendência em crescimento. Além disso, o investimento estrangeiro no mercado brasileiro, especialmente por russos e outros europeus, continua forte, destacando-se nas regiões turísticas como Rio de Janeiro e Nordeste, enquanto investidores dos Estados Unidos e Europa também se interessam por São Paulo.

 

Em resumo, o mercado imobiliário brasileiro, mesmo diante de desafios conhecidos, mostra-se resiliente e maduro, impulsionado pela robustez e estabilidade da economia. Com melhorias no controle da inflação e estímulos à geração de emprego e renda, o setor revela sua capacidade de adaptação e inovação em cada ciclo.

 

A evolução nos negócios imobiliários é constante, proporcionando oportunidades para quem trabalha com planejamento e organização para atender as necessidades do cliente de maneira eficaz. 

 

Gostou? Curta e compartilhe este artigo com seus amigos.

Camila Bezerra

É CEO e diretora de Marketing da Casa Noble. Atua também nos departamentos financeiro e administrativo. É formada em Publicidade e Propaganda e possui pós-graduação em Marketing Digital pela ESPM. Em mais de 10 anos de experiência na área de marketing, já trabalhou em grandes empresas, multinacionais e bancos.