Idade máxima

Entre a série de especificações para dar entrada em um financiamento imobiliário, existe idade máxima?

Quando falamos sobre financiamentos imobiliários há uma série de regras que precisam ser seguidas. Precisamos lembrar que, antes de tudo, o financiamento é um empréstimo e a instituição financeira quer ter a certeza de que receberá de volta o valor. 

E entre uma série de critérios que precisam ser atendidos, existe um que é pouco falado: a idade. 

A expectativa de vida atual no Brasil é de 74,8 anos, de acordo com pesquisadores da Universidade Americana de Harvard. As regras para que o financiamento aconteça são definidas pelos bancos e entre os critérios avaliados, se encontra a faixa etária da pessoa que irá financiar o imóvel, pois os bancos analisam se esta é compatível com o tempo de financiamento desejado. 

A regra básica é que a soma da idade do comprador com os anos de financiamento não ultrapasse 80 anos e 6 meses. Por exemplo, se você tem 60 anos e quer financiar um imóvel esse financiamento será de no máximo 20 anos e 6 meses. Ou seja, quanto maior a idade, menor o número de parcelas. Outra regra é que o valor das parcelas não pode ultrapassar 30% da renda do comprador. 

Existe um outro detalhe importante: em um financiamento imobiliário é obrigatória a contratação de um seguro, independente da idade do comprador. O valor desse seguro é embutido na taxa do financiamento.  Como já comentamos antes, o banco quer ter a certeza de que receberá o valor emprestado, por isso esse seguro existe. Ele garante que, caso aconteça algum imprevisto, o saldo devedor do imóvel será coberto. 

Por conta desse seguro, o financiamento para pessoas mais velhas pode ter parcelas mais elevadas, já que a taxa aumenta conforme a idade, podendo chegar até 25% do valor da prestação. 

Esses são os dois fatores  usados pelos bancos para oferecer financiamento imobiliário  para pessoas mais velhas, mas lembre-se, se o comprador conseguir manter as parcelas comprometendo até no máximo 30% da renda e dentro da soma dos 80 anos e 6 meses, o financiamento poderá ser feito com o banco ou financeira escolhida e aprovado. 

Ficou com alguma dúvida? Conte com a Casa Noble para entender melhor todos os detalhes que envolvem financiamentos imobiliários. 

Temos casas à venda em condomínios fechados nas regiões de Cotia, Granja Viana, Vargem Grande Paulista e uma equipe disposta a te ajudar da melhor maneira possível a encontrar o seu novo lar nesta região. Entre em contato conosco!