Além do valor do imóvel a documentação também traz custos na hora de fechar a compra. 

Na hora fechar a compra da sua casa ou apartamento, além do valor do imóvel que pode ser pago à vista ou financiado, a documentação também traz alguns custos que devem ser levados em consideração. A maior parte dos custos com os documentos fica por parte do comprador, normalmente eles giram em torno de 4% a 8% do valor do imóvel. 

Conheça agora quais documentos fazem parte da documentação do imóvel: 

ITBI

O Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis(ITBI) é gerado e cobrado pelo município onde o imóvel está localizado. O valor é uma porcentagem do valor do imóvel, que varia de um local para outro. Em São Paulo e Cotia, por exemplo, a taxa é de 3%. 

Esse é um dos custos que ficam por conta do comprador e deve ser pago da transferência da propriedade que é realizado no cartório. 

Escritura Pública 

A escritura é o documento que comprova a transferência do imóvel de um proprietário para outro. Ela é emitida pelo Cartório de Notas, mas apenas em casos de compra à vista. Quando o imovél é financiado, o contrato de financiamento equivale a escritura. O valor da escritura é tabelado e varia de um estado para outro e do valor do imóvel. 

Avaliação bancária

A avaliação bancária é exigida pelos bancos quando o imóvel é comprado via financiamento.O custo nesse caso é da vistoria do imóvel exigida pelo banco para liberação do crédito, o valor varia de uma instituição para outra. 

Registro do Imóvel

O registro é a documentação que declara quem é o dono legal do imóvel. É gerado no Cartório de Notas, mas apenas após a emissão da escritura ou do contrato de financiamento e do pagamento do ITBI. O valor também varia de acordo com cada estado, mas geralmente fica abaixo de 1% do valor do imóvel. 

 

Existe a possibilidade de conseguir um desconto de 50% em parte da documentação.

A Lei de Registro Públicos foi criada para incentivar a compra do primeiro imóvel. Ela garante 50% de desconto na taxa de registro de imóveis que estejam dentro do teto do Sistema Financeiro de Habitação. Quem financia usando o FGTS também garante desconto. Em imóveis que utilizam o FAR (Fundo de Arrendamento Residencial ) ou FDS (Fundo de Desenvolvimento Social), o desconto pode ser de até 75%. 

Não garantem o desconto, no entanto, imóveis com pagamento à vista, com finalidade comercial ou recebidos por herança ou doação.

Encontre os melhores imóveis para comprar em Vargem Grande Paulista, Cotia, Granja Viana e região

Você está procurando imóveis à venda em Vargem Grande Paulista e região? Ou ficou com alguma dúvida sobre documentação ou financiamento imobiliário? Conte sempre com a Casa Noble para entender melhor como financiar um imóvel e encontrar o seu novo lar em Vargem Grande Paulista, Cotia, Granja Viana e região, somos especialistas em condomínios fechados. Entre em contato conosco para que possamos te orientar.