construir um imóvel

Pensando em construir uma casa? Conheça neste artigo três tipos diferentes de estruturas!

Construir um imóvel é um processo que inclui muito planejamento e pesquisa, principalmente no momento de escolher o terreno e qual o tipo de construção. 

Quando falamos em construção residencial o mais comum no Brasil é o formato de alvenaria. Mas além dele existem outros dois que também estão presentes no mercado: as estruturas de madeira e aço.

Conheça abaixo um pouco sobre cada um desses três formatos de construção para te ajudar a escolher qual o melhor para o seu futuro lar! 

 

Casas de Madeira

Comuns em países como os Estados Unidos, por aqui elas estão mais presentes normalmente em regiões mais afastadas das grandes cidades. Existem diversas formas de construir uma casa de madeira. Algumas são feitas inteiras do material, incluindo paredes de pisos, outras mesclam a madeira com alvenaria em paredes hidráulicas dos banheiros ou cozinha. 

Na maioria das vezes, a parte de madeira é pré-fabricada em outro lugar de acordo com o modelo escolhido e chegam na obra já prontos. Além do prazo de finalização ser menor, outra vantagem das casas de madeira é que o material possui característica térmica. Ela reflete ou absorve calor na medida ideal, estando sempre agradável ao toque.

 

Casas de alvenaria

A forma mais comum de se construir um imóvel no Brasil é a alvenaria. Elas são casas compostas por blocos, tijolos, cimento, vigas e colunas, etc.. A alvenaria é um dos tipos mais seguros de construção e é perfeita para quem busca uma casa moderna. Nesse formato é possível construir desde casas em modelos mais rústicos até as mais modernas com estilo industrial. 

Entre as vantagens da construção em alvenaria está o custo menor de manutenção em relação a estruturas de madeira e a maior facilidade para expansões futuras. Ela também possui mão de obra mais barata quando comparadas aos outros estilos. Entre suas desvantagens estão o tempo maior para que a obra termine e todo o entulho que ela gera. 

 

Steel Frame

Um modelo de construção relativamente novo aqui no Brasil, como o próprio nome já diz, são casas construídas com estrutura de aço galvanizado. Essa estrutura é fechada com placas de cimentícia ou de madeira substituindo os blocos. 

Entre os três estilos que apresentados aqui as Steel Home são a opção mais ecológica. Para construí-las existe praticamente zero desperdício de material e economia de água. Assim como as casas de madeira, ela também fica pronta mais rápido do que as construídas através da alvenaria. Outra de suas vantagens é o melhor aproveitamento do espaço interno já que se reduz a necessidade de pilares e vigas. O ganho de espaço chega a ser de até 4%.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre as opções de construções para o seu futuro lar? E se você está em busca de um terreno para construir sua futura casa, nós podemos te ajudar a escolher um terreno apropriado para o formato de casa que você quer construir! 

Aqui na Casa Noble, contamos com uma equipe especializada no mercado imobiliário e preparada para oferecer a você o melhor atendimento. Temos terrenos nas regiões de Cotia, Vargem Grande Paulista e Granja Viana. Entre em contato conosco.