entrada de um imóvel

O valor da entrada de um financiamento é fixo? Ou o comprador que decide? Tire essas e outras dúvidas sobre a entrada de um imóvel no artigo de hoje!  

O financiamento é a forma mais comum de adquirir um imóvel próprio no Brasil. Basicamente, ele funciona como um empréstimo que você paga em parcelas para a instituição financeira (você pode conferir mais detalhes aqui).

A maioria deles exige um valor de entrada que torna o fluxo de parcelamento mais viável. 

A entrada é uma das maiores geradoras de dúvidas entre os interessados em financiar um imóvel. Afinal, é o próprio comprador que decide o valor de entrada ou a instituição financeira? 

Para entender melhor como a entrada de um imóvel é estabelecida, confira alguns critérios que o banco utiliza para liberar ou não um crédito imobiliário:

 

  • Renda familiar: A renda familiar é um dos principais critérios na hora do financiamento. Com a renda analisada, é possível saber qual valor é viável para as parcelas e para a entrada. 
  • Valor do imóvel: Ele é uma das bases para o cálculo da entrada de um imóvel. Geralmente, fica entre 20% a 30% do valor do imóvel.
  • Tipo de financiamento: Algumas modalidades de financiamento precisam de uma entrada maior do que outros. 

 

 

 

 

Com esses dados, a instituição financeira apresentará propostas com os valores de entrada e das parcelas de acordo com a sua renda mensal. A partir desse momento, você começa a negociação de qual  a melhor maneira de dar a entrada no banco. 

Outra forma comum de pagar a entrada é usando o FGTS, você pode pagar 100% da entrada com ele ou então usá-lo junto com alguma quantia de recurso próprio.  

Em linhas gerais, é possível dizer que quanto maior a entrada que você fornecer, melhores serão as condições do financiamento. A taxa de juros se torna menor e, consequentemente, o valor a ser financiado também reduz. 

Ainda tem dúvidas sobre entrada e financiamento de imóveis? Nós podemos te ajudar! Aqui na Casa Noble contamos com uma equipe preparada para te ajudar a entender melhor sobre a entrada de um imóvel e seu financiamento. Entre em contato conosco!